CUIDADOS COM APARELHO ORTODÔNTICO FIXO

thumb1

Logo após a montagem do aparelho, há um período de adaptação podendo ocorrer pequenos ferimentos. Para evitá-los, use a cera ortodôntica sobre os braquetes secos.  Use se necessário, a pomada Omcilon-A em Orabase, sobre o machucado (3x ao dia). É normal o paciente sentir dor nos três primeiros dias após as ativações, neste caso tome o analgésico de sua preferência. O nível de sensibilidade à dor varia a cada pessoa.
Escove os dentes imediatamente após as refeições, utilizando regularmente o fio dental (com o auxílio do passa fio ou superfloss da oral B), escovando bem todas as superfícies dentais, e para auxiliar, faça bochechos com, Cepacol ou Plax. As escovas unitufo interdental e ortodôntica são complementos que auxiliam a escovação, melhorando a higiene dos dentes.
Não utilize palitos. Eles podem danificar o aparelho.
A partir do momento que se coloca o aparelho fixo, o paciente não deve utilizar os dentes anteriores (da frente) para cortar alimentos, como maçã, cenoura e churrasco.
Evite alimentos que tenham muita fibra (abacaxi, manga, cana de açúcar, etc). Pode-se fazer um suco com eles.
Evite alimentos pegajosos como chicletes, bala de goma, caramelo, torrone, etc. Existem alimentos que são proibidos, porque são muito duros (pé de moleque, rapadura, amendoim, pipoca, castanhas, nozes, coco, torresmo, etc). Tudo isso provoca danos, descolando peças e entortando fios, prejudicando assim o tratamento, aumentando sua duração e custo.
Evite refrigerante, principalmente os à base de cola, isotônicos, sucos ácidos, evitando assim possíveis descalcificações dentárias. Use sempre creme dental com flúor e cálcio.
Não falte às consultas de retorno, pois a falta de manutenção do aparelho poderá provocar danos irreparáveis. Quando a falta for necessária avise com antecedência e deixe outro horário marcado. O não comparecimento às consultas, não isenta do pagamento da manutenção.
Avise sempre que ocorrer algum imprevisto como descolagem de bráquetes e bandas soltas. Todos estes cuidados são importantes para manter o seu aparelho de forma funcional.

 

A nossa meta é atingir o melhor resultado dentro do menor tempo possível, por isso sua colaboração é de grande importância.


Contato

Avenida Pereira Barreto, 1395 Sala 73 - Torre Sul - Paraiso
09190-610 - (Santo André)
Fone: (11) 3715-2827 /
(11) 98238-1086


Email: contato@implantoclin.com.br

Nosso Consultório

<

Indique este Site